Blog WOW Pet Food

Tudo sobre saúde e bem-estar pet

O que sabemos até agora sobre o COVID-19 e os pets

Olá, pessoal!
Estamos vivendo em tempos de incerteza, e com tantas informações circulando, fica difícil saber o que é verdade e o que não. Por isso consultamos os principais órgãos e entidades e viemos aqui para tentar esclarecer algumas das dúvidas sobre o COVID-19 e a relação com os pets.

  1. Eu posso adquirir o COVID-19 através do meu pet?

Apesar de até o momento dois cães e um gato terem sido reportados como infectados depois de contato com humanos também infectados, não há evidências científicas robustas que indiquem que animais de companhia possam transmitir o COVID-19 para outros animais e outras pessoas. Também não há evidências de que os animais estejam corroborando para o surto e transmissão da doença que se dá majoritariamente entre humanos.

2. Meu pet pode ficar doente pelo COVID-19?
Atualmente há evidências muito limitadas a respeito da transmissibilidade ou infecção de animais de companhia pelo COVID-19. Também não há estudo conclusivo sobre a possibilidade do animal desenvolver sintomas e ficar doente em decorrência do contágio.
3. Meu pet também precisa ficar em isolamento?
Sim. Contudo, não há motivo para isolamento especial que coloque em risco o bem-estar do animal. De acordo com a World Organisation For Animal Health – OIE, atualmente não há evidências científicas sugerindo que animais infectados estejam corroborando para o surto de COVID-19, que se dá majoritariamente através do contato entre humanos. Sendo assim, não há justificativa para restringir a circulação de cães e gatos mais que para humanos.

4. Pessoas infectadas pelo COVID-19, devem ficar isoladas também dos animais de companhia?
Sim. Pessoas infectadas pelo coronavírus, sempre que possível, devem isolar-se também de seus pets e deixá-los sob cuidados de uma pessoa de confiança. Se não for possível, recomenda-se o uso de máscaras, luvas e higiene frequente para minimizar as chances de transmissão. 

5. Quais cuidados devemos adotar?
A boa higiene continua sendo a principal medida de prevenção contra o vírus. Além de lavar as patas com água e sabão ou álcool em gel (caso o animal não apresente sensibilidade ou alergias), desinfete o ambiente que o pet tem acesso com hipoclorito, composto quaternário de amônia ou álcool em gel. O banho é eficaz para eliminar o vírus da pelagem do animal caso o mesmo tenha sido contaminado. Guias e coleiras também devem ser higienizadas apropriadamente.
6. Se alguém espirrar ou tossir no meu pet, posso adquirir o COVID-19 através de seus pelos?
Aparentemente cães e gatos podem carregar o vírus temporariamente na superfície de seus pelos. Por isso, nesse momento restrinja o contato com pets que não sejam os seus.

7. A vacina para o coronavírus canino é eficaz para o COVID-19?
Não. O coronavírus canino existe desde 1960 e não é o mesmo que circula agora. Vacinas como a V8, V10 e V12 já protegem o cão contra o coronavírus canino mas não são licenciadas para proteção contra infecções respiratórias. Segundo recomendação da Global Veterinary Community – WSAVA, os veterinários não devem usar essas vacinas na tentativa de combater o surto atual, tendo em vista que não existem comprovações científicas de que a imunização de cães com as vacinas já existentes forneça proteção cruzada contra a infecção do COVID-19. 

Fontes: 
American Veterinary Medical Association – AVMA em https://www.avma.org/resources-tools/animal-health-and-welfare/covid-19
ANVISA em http://portal.anvisa.gov.br/noticias/-/asset_publisher/FXrpx9qY7FbU/content/saneantes-populacao-deve-usar-produtos-regularizados/219201?p_p_auth=fYWscuFK&inheritRedirect=false&redirect=http%3A%2F%2Fportal.anvisa.gov.br%2Fnoticias%3Fp_p_auth%3DfYWscuFK%26p_p_id%3D101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3D_118_INSTANCE_KzfwbqagUNdE__column-2%26p_p_col_count%3D2
CDC em https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/php/interim-guidance-managing-people-in-home-care-and-isolation-who-have-pets.html
Global Veterinary Community em https://wsava.org/wp-content/uploads/2020/03/COVID-19_WSAVA-Advisory-Document-Mar-19-2020.pdf
World Health Organization em https://www.who.int/news-room/q-a-detail/q-a-coronaviruses
World Organisation for Animal Health em https://www.oie.int/en/scientific-expertise/specific-information-and-recommendations/questions-and-answers-on-2019novel-coronavirus/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *